a Bombinhas em Foco ( 18/12/2017 ) a

Pesca Artesanal: Parlaamfri Promove Fórum Parlamentar Catarinense

"Os problemas enfrentados pelos pescadores artesanais dos oito municípios litorâneos da Foz do Rio Itajaí, vão ser debatidos na próxima sexta-feira (27), às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, na Rua 120, 423, Centro.

O encontro é promovido pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e terá a presença do Deputado Federal Décio Lima, presidente do Fórum em Brasília.

O evento tem por foco, buscar soluções para as divergências, com as grandes empresas pesqueiras, que capturam peixes pequenos em águas rasas para a pesca do atum, e a sincronização dos períodos de defeso das espécies de camarão sete barbas e rosa.

A atividade pesqueira artesanal representa uma forte potencialidade econômica nos oito municípios da região".

Para o vereador Vânio Cesar Vieira, coordenador do evento, "a proposta é uma excelente oportunidade para que os pescadores artesanais Itapema, Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Porto Belo, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, apresentem suas idéias e com isso resolvam os impasses que atualmente prejudicam suas atividades. Esta situação se arrasta por anos e este é o momento para ganharmos espaço em Brasília e modificarmos a legislação por ora vigente”.

O problema com os atuneiros está focado na captura de sardinhas e manjuvas (peixes pequenos), que vivem em águas rasas e são usados como isca, para pesca de atum em alto mar.

Os pescadores garantem que o atual período de defeso do camarão rosa e do sete barbas não protege as espécies e favorece apenas a pesca industrial. Eles asseguram também, que estudos realizados, inclusive pela Univali, defendem que o período de defeso não é correto, pois são espécies diferentes e tem períodos de desova diferenciados.




Fonte: noticiaja.com

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site