a Bombinhas em Foco ( 18/09/2018 ) a

Bombinhas comemora 18º Aniversário de emancipação político-administrativo

A Prefeitura Municipal de Bombinhas através da Secretaria de Administração, da Secretaria de Turismo, da Secretaria da Pesca e das Fundações da Cultura, do Esporte e do Amparo ao Meio Ambiente, articuladas com outras secretarias, com o apoio da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e da imprensa estão empenhadas na realização da Semana do Município, com vasta programação para presentear os munícipes e visitantes pela passagem do 18º aniversário da cidade considerada por muitos como um paraíso.
No dia 8 de março, segunda-feira, a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente realizou uma campanha de doação de mudas, cujo objetivo é arborizar e embelezar a cidade.
Do dia 13 até hoje (15), ao lado da Escola Dilma Mafra, na Rua D. Dilma Mafra, no centro de Bombinhas, está armado o palco dos shows com Álvaro e Daniel, Torre de Babel, Michel Teló, entre outras.
Com a 3ª Regata de Bombinhas, a VIII Travessia do Ribeiro de Natação e o X Festival de Embarcações a Remo, tanto os pescadores e simpatizantes serão brindados com mais esta oportunidade de praticar estes esportes tão frequentes em nossa região e que a cada edição aumenta o número de participantes.
Entre diversas apresentações culturais o destaque fica por conta da Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza, no Centro de Educação Infantil Débora Santana na Rua Parati, 360, Centro, e a Mostra Fotográfica na Rua Piquira, canto direito da praia de Bombinhas.

PROGRAMAÇÃO BOMBINHAS 18 ANOS

15/03 - Hoje
09h - Abertura I Feira Municipal do Livro
Local: Centro de Educação Infantil Débora Santana - Rua Parati, nº 360 - Centro
16h - Reinauguração Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza
Apresentações Artísticas
Local: Centro de Educação Infantil Débora Santana - Rua Parati, nº 360 - Centro
21h - Show Nacional Michel Teló
Até 19/03 - Sexta-feira
Doação de mudas de plantas
Local: Prefeitura Municipal
*Local dos Shows e Abertura: Ao lado da Escola Dilma Mafra - Rua Dilma Mafra, Centro. Entrada gratuita.

HISTÓRIA DE BOMBINHAS

Os brasileiros descobrem Bombinhas

Na década de 1950, a beleza e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municípios adjacentes, depois, de gaúchos e paranaenses. A partir da década de 70, verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário.

A Emancipação

O rápido crescimento populacional despertou na comunidade o sonho da liberdade. Em 1991, a Assembléia Legislativa aprovou uma resolução que autorizava o plebiscito, realizado no dia 15 de março de 1992, quando a emancipação foi aprovada por 1.454 cidadãos, contra 75 votos desfavoráveis.

Em 30 de março de 1992, foi oficializado o Município de Bombinhas, pela Lei Estadual no 8.558, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, número 14.414 de 1o de abril de 1992, sendo eleito como primeiro prefeito, Manoel Marcílio dos Santos, popularmente conhecido como Maneca.

Desenvolvimento

Em 1996, Bombinhas contabilizava 5.845 habitantes, ou seja, 166 pessoas por quilômetro quadrado. Já no ano 2000, eram 8.700 habitantes, com 241 por quilômetro quadrado, confirmando um crescimento de mais de 10% em apenas quatro anos. Esse aumento colocava Bombinhas na quarta posição, entre as cidades que mais cresceram nesse período em Santa Catarina.

A População flutuante é de 60 a 80 mil habitantes (alguns que dizem chegar a 200 mil), durante os meses de dezembro a março, quando a cidade é invadida por veranistas e turistas.

Em Bombinhas, administração pública e comunidade vêm realizando um trabalho conjunto de conscientização, visando o crescimento ordenado e um planejamento para o desenvolvimento correto do turismo, sem comprometer a capacidade de suporte do município, a preservação da natureza privilegiada e a qualidade de vida dos habitantes e da População flutuante.

Parabéns Bombinhas pelos seus 18 anos de emancipação político-administrativo!




Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site