a Bombinhas em Foco ( 18/09/2018 ) a

Projetos culturais de SC definidos

Os representantes dos pontos de cultura da região Sul do País estiveram reunidos no último final de semana no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, para discutir os principais temas que serão abordados durante o encontro nacional, que será realizado em Fortaleza, entre os dias 25 e 31 de março.

Um dos principais objetivos do encontro, que aconteceu em todo o País, é transformar o Programa Cultura Viva, que dá apoio às variadas manifestações culturais, em lei. Neste ano, mais de 60 novos pontos de cultura foram identificados em Santa Catarina.

Foram representados na Teia Sul 58 agentes de diversos grupos que preservam a cultura em todos os cantos de Santa Catarina. A representante do Instituto Boimamão de Bombinhas, Rosane Luchtenberg conta que a apresentação das ações de cada ponto foi um dos destaques do encontro. "Trocamos experiências e podemos saber o que deu certo com cada grupo", afirma.

Além de fortalecer o programa nacional, o Teia Sul também pretende articular os representantes e tornar a iniciativa viável, melhorando a comunicação entre os pontos e dando apoio estrutural. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará oficinas que ajudarão os gestores na prestação de contas e na aquisição de materiais permanentes. "A capacitação da parte administrativa é essencial para aprendermos a andar sozinhos", explica Rosane. Cada ponto receberá R$ 180 mil para a compra de equipamentos.

Juntar a cultura japonesa com a criatividade brasileira é o que espera Mário Sato, da Difusão dos Tambores Japoneses, de Joinville. "Como os tambores são uma novidade, o projeto será um grande agregador da cultura japonesa para as escolas públicas", ressalta.



Fonte: A NOTÍCIA (Joinville – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site